Volvo fará teste inédito com ônibus 100% elétrico em Santiago, no Chile

“A Volvo foi pioneira em ônibus híbridos no continente, com veículos em operação regular desde 2012, no Brasil e Colômbia. E agora estamos dando mais um passo em nossa jornada de eletromobilidade, trazendo da Europa um ônibus 100% elétrico para testes aqui”, diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Durante os testes em Santiago, a Volvo vai monitorar dados como autonomia do ônibus (Kw/km), desempenho, direção, conforto para o passageiro, níveis de ruído, conectividade e performance em zonas com controle remoto de velocidade.

“Nosso objetivo é mostrar aos passageiros, operadores e autoridades de transporte o ônibus Volvo 100% elétrico e estudar o cenário para uma possível introdução futura dessa tecnologia no Chile”, afirma Jose Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus Volvo no país.

Testes no continente

Santiago será a segunda metrópole latino-americana a testar o modelo elétrico da Volvo. Antes da capital chilena, o Volvo 7900 Electric passou pela Cidade do México, uma das maiores cidades do planeta, com uma região metropolitana com mais de 20 milhões de habitantes. O veículo fez simulações de operação no Metrobus, BRT da capital mexicana.

“Depois de Santiago, o ônibus elétrico Volvo seguirá para Bogotá, capital da Colômbia, também para testes reais de operação no Transmilenio, o BRT da cidade e um dos maiores do mundo”, assegura Daniel Prado, gerente de planejamento de produto da Volvo.

Zero emissões e ruído

O Volvo 7900 Electric é um modelo oferecido pela marca na Europa. Movido exclusivamente por um motor elétrico de 200 Kw e com torque máximo nas rodas de tração de 19.000 Nm, não emite nenhum poluente e nem faz ruído durante a operação, contribuindo para a descarbonização dos transportes e o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis. As baterias são de íons de lítio com capacidade para até 330 kWh, garantindo a autonomia ao longo da jornada diária. O veículo é recarregado à noite, ao final de um dia inteiro de operação.

A unidade a ser testada em Santiago tem piso rebaixado, o que permite fácil acesso aos passageiros, com conforto e segurança nos embarques e desembarques. A veículo tem 12 metros de comprimento e transporta até 95 pessoas.

Além das inovações no sistema de propulsão, o ônibus mantém toda a consagrada tecnologia de segurança Volvo, com sistema de detecção de pedestres e ciclistas, freios eletrônicos a disco de última geração (EBS5), ABS, controle de tração (ASR), assistência de partida em rampa, luzes LED, controle eletrônico de estabilidade (ESP), dentre outros recursos.