Por: Juliana Munaro G1-/
Com o fechamento do comércio durante a pandemia, foi difícil para esse público achar estabelecimentos abertos na estrada. O app chegou para resolver esse problema.
Durante a pandemia, para manter o comércio essencial funcionando, muito caminhoneiro precisou rodar pelo país e passou por muitas dificuldades. Para ajudá-los, quatro empreendedores criaram um aplicativo com inteligência artificial e geolocalização.
Com o app, dá até para saber o estabelecimento comercial que está aberto. Foi Alessandro Poletto que criou o serviço. Ele trabalhou mais de 30 anos em distribuidoras de autopeças do setor e percebeu as dificuldades dos caminhoneiros.
A ideia inicial era facilitar o acesso a peças e serviços de manutenção. Agora, o aplicativo indica oficinas abertas nas redondezas, postos de gasolina e restaurantes que estão funcionando no caminho. Tudo isso, porque com a chegada da pandemia, surgiram novas necessidades.
“Eles não conseguiam se alimentar e nós levantamos quatro mil postos em quatro dias, a pedido dos caminhoneiros. Depois, nós começamos a dar assistência na saúde, pra entender como o caminhoneiro está”, conta Alessandro.
O caminhoneiro Estevão Naum Santos já passou apuro na estrada e foi o app que salvou a viagem: “Na maioria das vezes, o caminhão quebra no meio do nada. É muito difícil quebrar perto de casa. E você pode precisar da peça, achar que está longe dela e na rua de trás ter um local que te vende a peça. O app informa isso daí”.
O caminhoneiro não paga nada para usar o app. Já os comerciantes que oferecem os produtos e serviços na plataforma pagam mensalidade de R$ 15 e porcentagem de 5% sobre as vendas.
Para as oficinas e autopeças, o aplicativo ajuda a trazer cliente, já que não é nada simples divulgar o serviço para caminhoneiros.
O app conecta cinco mil caminhoneiros a dois mil estabelecimentos em todo o Brasil.