• Acesse nosso Canal no YouTube

Depois de 40 anos, o Iveco Daily chega a sua melhor forma

Por Estradão-/
Em 1978 nascia na Itália uma van de 17 m³ com 210 cm de altura interna. Era a Iveco Daily, que chamava a atenção por ser montada sobre um chassi derivado de um caminhão. Sua tração era traseira e a suspensão dianteira independente. O motor diesel era de 2,5 litros.
Anos mais tarde, em 1984, a família aumentou com a chegada da versão com tração 4×4. Um ano depois o motor ganhou tecnologia turbodiesel. Um avanço para os padrões da época e que ajudou a Iveco a conquistar clientes.
Nos anos 90 saiu a primeira unidade da linha de montagem da fábrica de Valladolid, na Espanha. O que ampliou o mercado da Daily para demais países europeus.
Iveco Daily é a primeira do segmento com motor a gás
Em 1996, além da versão com motor de 2,5 litros, o modelo ganhou nova motorização, uma opção mais potente de 2,8 litros com inédito sistema common rail.
Esse motor popularizou o veículo da grife italiana. Em 1998 a Iveco surpreendeu o mercado na Europa, com o lançamento da versão com motor movido a CNG (Gás Natural Comprimido).

A segunda geração da Iveco Daily agradava os clientes europeus na época

Pelo conjunto da obra, a Daily conquistou o prêmio “Van of the Year 2000”. Um importante prêmio dado a veículos comerciais que reúnem mais inovação. A Daily no caso conquistou o prêmio por ter sido o primeiro veículo da categoria a ter versão com motorização a gás. Neste mesmo ano a Daily foi introduzida no mercado brasileiro.
Em 2004, a família é ampliada com a oferta de motor turbodiesel de 3 litros com potência de 176 cv, a maior cavalagem da categoria.
A Daily se torna tão popular no ocidente, que a Iveco resolveu explorar novos mercados para o veículo. Nesse mesmo período, a Daily começa a ser produzida na China.
Em 2006, o desenho da Iveco Daily foi renovado. E junto com a novidade a marca introduz o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). Foi nesse período também que a família ganha a versão de 7 t de PBT.

Essa geração ganhou o sistema ESP, motor a gás e motor elétrico

Terceira geração chega agora
Em 2008 a versão elétrica é lançada, mas apenas para o mercado europeu.
Com mais de 2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, a Iveco apresenta a terceira geração da Daily em 2015. No mesmo ano o veículo recebe novamente o prêmio “Van of the Year 2015”.
Uma das inovações e que lhe rendeu a premiação foi a opção da transmissão automática Daily Hi-Matic, de 8 velocidades.
Para atender a norma de emissão de poluentes em 2016, que exigia tecnologia Euro 6 na Europa, a família ganhou o inédito sistema inteligente EcoSwitch PRO. O sistema reduz automaticamente o torque quando necessário e sem a intervenção do condutor. Essa tecnologia mais o novos motor deixou os veículos até 8% mais econômicos em relação a geração anterior.
Daily conquista o seu terceiro prêmio
Em 2017 é lançada na Europa a geração Daily Blue Power. Nome designado aos veículos com motores elétricos, gás natural e a biodiesel. O sobrenome Blue Power indicava que os veículos eram mais limpos em termos de emissões, em relação aos Euro 6.
Com esse feito, a Daily conquistou o “Van of the Year 2018.
Com a proposta da Iveco de vender globalmente os mesmos produtos que são vendidos na Europa, chega este ano ao Brasil a nova geração da Daily com o mesmo desenho e capacidades à venda na Europa. As capacidades do veículo partem de 3,3 t até 7,2 t de PBT, com volume de carga de 7,3 m³ a 19,6 m³.
Do seu lançamento nos anos 70 até hoje, já foram vendidas mais de 3 milhões de unidades no mundo.
Fonte: Estradão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *