• Acesse nosso Canal no YouTube

Mercedes-Benz Actros ganha prêmio de Caminhão do Ano na Europa

Estradão-
O Mercedes-Benz Actros acaba de ser eleito o Caminhão do Ano na Europa. A escolha foi feita por jornalistas de 24 países europeus durante o Solutrans International Commercial Vehicle. O evento de transporte rodoviário e urbano ocorreu em Lyon, na França, na semana passada.
Nos votos, o júri do International Truck of the Year (ITotY) leva em consideração principalmente os avanços tecnológicos inovadores. O título fica com o caminhão que mais se destacou em aspectos como consumo de combustível, emissões de poluentes, segurança, dirigibilidade e conforto.
No Actros, o que mais chamou a atenção dos jurados foi o “piloto automático preditivo” (Predictive Powertrain Control – PPC). O sistema identifica a topografia da via e pode acelerar ou reduzir a velocidade do caminhão automaticamente, sem interferência do motorista.
Actros acelera e freia sozinho
Outros destaques do Mercedes-Benz Actros foram o painel digital, a MirrorCam (câmeras que substituem os espelhos retrovisores externos), e os sistemas de segurança ativa. Entre eles está a 5ª geração do Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist).
Presidente do júri internacional, Gianenrico Griffini, resumiu os votos de todos os colegas. “Com o novo Actros, a Mercedes-Benz introduziu um caminhão altamente moderno em nossas estradas, que prepara o terreno para que se possa atingir a condução autônoma no futuro.”
Chefe mundial de desenvolvimento da Mercedes-Benz Truck, Uwe Baake afirmou: “Estamos muito orgulhosos e felizes com o fato de que o júri do Caminhão do Ano tenha reconhecido os nossos esforços.”
Novo Actros chega ao Brasil em 2020
O novo Actros começa a chegar às concessionárias Mercedes-Benz do Brasil em abril de 2020. O modelo é reconhecido como o primeiro caminhão “digital” o mercado brasileiro.
Graças, principalmente, ao MirrorCam, sistema que será oferecido como item opcional. As imagens captadas pelo sistema de câmeras são exibidas simultaneamente em duas telas de 15 polegadas cada. Uma fica localizada do lado do motorista e outra do lado do passageiro.
Segundo informações da Mercedes, são diversas as vantagens do MirrorCam em relação aos espelhos. Além do aumento do nível de segurança, há redução do consumo de combustível.
Isso porque as pequenas câmeras posicionadas no lugar dos retrovisores melhoram a aerodinâmica. A menor resistência ao ar contribui para diminuir o gasto de diesel.

Segurança é destaque
A Mercedes informa que o MirrorCam melhora a visibilidade ao redor do caminhão. Isso aumenta a segurança do motorista, de pessoas nos arredores e do transporte de carga.
O motorista pode visualizar claramente pessoas e objetos a até 250 metros de distância do Actros. Há ainda a função “vista para manobra”, que permite melhorar o campo de visão quando o caminhão estiver rodando a até 10 km/h.
O sistema também permite melhor visão noturna. O motorista pode ajustar o tipo de projeção das imagens de acordo com sua preferência. Além disso, há sensor de luminosidade, que ajusta de forma automática o brilho do retrovisor de acordo com a claridade do ambiente.
Outros destaques do Mercedes Actros são os dois painéis digitais e o sistema de conectividade. A central multimídia permite espelhamento de celulares com sistema operacional Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda recarga do telefone sem necessidade de uso de fio.
Actros tem novo motor de 530 cv
Entre as novidades da linha Actros está o motor OM 471. O seis-cilindros em linha com cabeçote de 24 válvulas e 13 gera 530 cv de potência e 265 mkgf de torque máximo.
O OM 471 equipa os inéditos cavalos-mecânicos Actros 2553 LS 6×2 e Actros 2653 LS 6×4. Os dois têm suspensão pneumática. Já o Actros 2653 S 6×4 tem suspensão convencional. (Estradão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *