Mercedes-Benz lança nova versão do caminhão Axor 8×4 para transporte de madeira

Seguindo o mote “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”, a marca acaba de lançar uma versão 8×4 do caminhão extrapesado Axor 3344 (plataforma fora de estrada), que foi desenvolvida para atender a uma demanda da Breda Logística por mais capacidade de carga na severa aplicação do transporte de eucaliptos do campo à indústria.

A solução Mercedes-Benz foi criada em parceria com a Suspensys/Randon, com participação da própria Breda Logística. Como resultado, o Axor 3344, que sai de fábrica na versão 6×4, ganhou um 2º eixo dianteiro direcional, implementado pela Suspensys/Randon, tornando-se um caminhão 8×4 que oferece mais capacidade de carga, chegando a 56.000 kg de PBTC na utilização com semirreboque de 3 eixos do tipo “romeu e julieta”.

“Estamos sempre ouvindo atentamente o que os clientes e as estradas nos dizem, utilizando essa experiência como referência para a criação de novas soluções e o aprimoramento daquelas que já são consagradas no mercado por sua qualidade, eficiência e rentabilidade”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este é o caso do Axor 8×4 desenvolvido a partir de uma demanda da Breda Logística, cliente e parceiro de longa data da nossa Empresa”.

 

Breda Logística compra 23 novos Axor 3344 8×4

Visando acompanhar esse crescimento sustentável do setor madeireiro, a Breda Logística adquiriu 23 unidades do novo Axor 3344 8×4 para renovação de frota. Os caminhões da empresa atuam entre as várias áreas de produção de eucalipto na região no Vale do Paraíba, levando o produto para indústria de celulose, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir de floresta plantada.

Henry Hardt, diretor de manutenção da Breda, destaca que um importante desafio no desenvolvimento do Axor 8×4, que ganhou um 2º eixo na parte dianteira, era reduzir a tara de todo o conjunto caminhão+reboque, otimizando o ganho de carga útil. “Isso é fundamental para nossa operação, porque o Axor 8×4 plataforma com carroçaria ‘romeu e julieta’ irá recolher o eucalipto no interior das fazendas, passando por muitos aclives e terrenos irregulares, e depois pegará estrada até a indústria. Ou seja, tínhamos que ganhar capacidade de carga dentro da Lei da Balança e a solução com o Axor 3344 8×4 atendeu plenamente a nossa necessidade”.

Mercedes-Benz atende a demandas específicas de clientes

O desenvolvimento do extrapesado Axor 3344 8×4 plataforma off-road para transporte de madeira foi coordenado pelo Centro de Customização para Clientes (CTT), área criada pela Mercedes-Benz para atendimento a pedidos especiais das empresas de transporte.

Por meio da atuação do CTT, a Mercedes-Benz ganha flexibilidade para oferecer produtos cada vez mais dedicados a cada necessidade das empresas de transporte. Com a customização, a Empresa fornece veículos totalmente adequados às mais diversas aplicações, atendendo assim às necessidades particulares de cada cliente.

A versão 8×4 do Axor 3344 também é resultado de um trabalho de parceria. Neste caso, a Mercedes-Benz produz o kit 8×4 e a Suspensys/Randon realiza a implementação. Isso inclui o 2° eixo dianteiro direcional, a suspensão de 4 lâminas e o sistema de direção. Além disso, vários itens são disponibilizados opcionalmente a clientes, como escapamento vertical, limpador na posição vertical, acendimento automático dos faróis, proteção da chave geral, proteção traseira e sinalizador “Giroflex”.

“Nós somos provedores de tecnologia e soluções customizadas, aumentando a flexibilidade e ganhando agilidade para o atendimento aos clientes”, destaca Leandro Correa, gerente executivo da Suspensys/Randon. “Isso tem tudo a ver com a história da Suspensys/Randon, que sempre foi uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções customizadas para o mercado, adequando caminhões, carroçarias e implementos para as diversas demandas do transporte de carga”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.