Nova rota trazendo milho do Paraguai à Santa Catarina, inaugura em fevereiro

Colaboração: Noticias Agrícolas-

A nova rota pela qual o Paraguai irá abastecer o estado de Santa Catarina, no Brasil, com milho, irá iniciar suas operações no dia 9 de fevereiro. Este novo trajeto permitirá que o comércio seja mais fluido e com um menor custo, como destacou a secretaria do estado.

A previsão é que o primeiro caminhão com grãos entre na aduana de cargas de Dionísio Cerqueira na data da inauguração, saindo 8h e chegando 18h em Chapecó, segundo as estimativas.

Com o novo trajeto, o milho sairá do Paraguai, seguirá para a Argentina (passando pela província de Misiones em direção a Bernardo de Irigoyen) e chegará até Dionísio Cerqueira. O custo do frete, desta maneira, terá uma queda de 70%, o que daria mais sustentabilidade para o agronegócio catarinense.

Santa Catarina já importa milho do Paraguai, mas por uma rota maior, que passa por Foz do Iguaçú, com muitas dificuldades aduaneiras que geram custos mais elevados.

O estado possui uma necessidade de importação de 3,5 milhões de toneladas de milho e espera que a nova rota seja benéfica para a produção de suínos e aves da região.

O projeto da nova rota foi analisado ao longo de quatro anos, com vários encontros em 2017 para coordenar as ações.

Fonte:La Nación Paraguai

Tradução: Izadora Pimenta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.