Sindmat e ANTT alertam sobre tempo de espera para carga e descarga

Fonte: Sindmat-

A ANTT, com o apoio da equipe do SINDMAT, vem exigindo que os embarcadores cumpram a resolução 4799 (da ANTT), que disciplina o tempo de carga e descarga, bem como o cumprimento do pagamento do Vale Pedágio ao transportador. 

“Quem está fiscalizando é a ANTT. Nós estamos dando todo o apoio para que isso aconteça, acompanhando, indo nos locais, falando com o motorista, pegando a comprovação do tempo que ele está lá parado e do pagamento do vale pedágio”

O presidente do Sindmat, Eleus Amorim, explica que os estabelecimentos estão obrigados a fornecer comprovante do horário que o caminhão chegou para carregamento e descarregamento.“Após a 5ª hora de espera, se o veículo não for carregado e nem descarregado, o estabelecimento está obrigado a pagar uma estadia ao transportador”, no valor de R$ 1,38 por tonelada/hora, observa Amorim.
Ele ressalta, ainda, que caso o estabelecimento não cumpra o que determina a ANTT, o transportador deve informar o fato ao Sindmat por meio dos telefones 3027-4496 ou 3027-6638

Eleus reforça o trabalho de conscientização que vem sendo feito junto aos embarcadores. “Temos falado para os embarcadores que tem que haver uma mudança de cultura e que eles devem respeitar o transportador, seja ele autônomo ou contratado de empresa. As condições hoje são péssima”, finaliza.

Essa iniciativa é uma forma de tentar resolver esses problemas no cumprimento da Lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.