Volvo testa autônomo para coleta de lixo

Fonte:AutomotiveBusiness-

A Volvo e especialistas em reciclagem da empresa sueca Renova vêm testando o primeiro caminhão de coleta de lixo autônomo. O projeto explora possibilidades para aumento na segurança e redução de impactos ambientais.

O modelo em teste recebe sistema de sensores para identificação, navegação e monitoramento da área ao redor do veículo. A maior parte da tecnologia empregada também está no caminhão autônomo para mineração mostrado pela Volvo em 2016 (veja aqui).

A tecnologia adotada traz segurança inclusive em manobras de marcha à ré. Sensores monitoram continuamente o entorno do veículo, que para imediatamente quando um obstáculo aparece de repente. A rota é pré-programada e o caminhão vai de uma caçamba de lixo para a próxima.

O operador, que atuaria apenas como motorista num veículo comum, pode auxiliar na coleta, determinando as manobras por botões do lado de fora do caminhão. O veículo também oferece vantagem ambiental pela redução de consumo e emissões. As trocas de marcha, direção e velocidade são continuamente otimizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.