Mercedes quer turbinar Fleetboard em 40%

Fonte: AutomotiveBusiness-

A Mercedes quer ampliar em 40% as vendas de seu sistema de gestão de frota e rastreamento Fleetboard, que em 2016 foi adotado em 2,3 mil caminhões. Atualmente, mais de 5 mil modelos Mercedes no Brasil utilizam o sistema. Para o diretor de peças e serviços Silvio Renan, a possibilidade de crescimento decore de uma mudança de atitude dos clientes, que agora veem como essenciais as ferramentas de gestão e os recursos de telemetria para gerir a frota e os motoristas.

“Entre os benefícios se destaca a redução de até 15% nos custos operacionais, considerando consumo e manutenções, e também a maior disponibilidade da frota”, garante Renan.

A geração atual do Fleetboard, lançada há um ano e meio, foi desenvolvida pela Mercedes no Brasil e obteve boa aceitação dos clientes. Ela é original de fábrica, integrada ao veículo e se baseia no conceito de telemetria da Fórmula 1, possibilitando maior controle e segurança nas operações de transporte.

Todos os Actros, Axor e Atego já saem de fábrica com o módulo e antenas montados, o que simplifica o processo de ativação. Segundo a Mercedes, os preços são competitivos em relação aos praticados no mercado.

O Fleetboard também é disponível para ônibus. Seu sistema de telemática utiliza os recursos da informática, da internet e da telefonia móvel para gerir a frota, os motoristas e auxiliar na segurança do veículo e da carga por causa das funções de rastreamento e bloqueio.

“Gostamos de saber tudo sobre o caminhão. Por onde anda, como está a manutenção, o consumo e todos os desgastes. Com esse sistema acompanhamos toda a frota”, afirma o diretor da Coli Transportes, Marcos Coli.

Com o Fleetboard é possível observar o estilo de direção de cada motorista e obter relatórios com indicação de pontos de melhoria, o que resulta em economia com combustível, lubrificantes, filtros, freios e redução do risco de acidentes.

Outro dado importante fornecido é a visualização das pausas durante a viagem. Isso permite verificar se o motorista está cumprindo a jornada de trabalho conforme a nova legislação. O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.