Acidentes envolvendo caminhões é responsável por 25% das mortes nas rodovias. Especialistas apontam a falta de descanso como causa dos acidentes.

Foto: Caminhoneiros do Trecho

A falta de descanso é uma das principais causas de morte em acidentes envolvendo caminhoneiros, segundo um levantamento da Intervias. De acordo com a pesquisa da concessionária, 25% das mortes registradas no 1º semestre de 2016 em trechos da região de São Carlos (SP) foram causadas por batidas traseiras envolvendo caminhões, principalmente entre 21h e 1h, e muitas estavam relacionadas ao cansaço.

“A longa jornada, o descanso inadequado, a fadiga e a soma de todos esses fatores causa no motorista essa perturbação do sono e, consequentemente, vai provocando esses acidentes”, contou Sebastião Batista, engenheiro de tráfego.

Prejuízo do sono
Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), 42% dos acidentes no trânsito são causados pelo sono, enquanto outros 18% são vítimas do cansaço.

O motorista Claudemir Jacomelli contou que já tem muito tempo de estrada e dirige cerca de seis horas por dia, mas quando o tempo começa a escurecer, é difícil controlar o sono.

“A gente começa a ficar triste e sozinho, então começa a dar sono mesmo”, disse.

Para Bernardino Souto, clínico geral e professor da UFSCar, é fundamental respeitar as horas indicadas para descanso, já que o sono causa sensação de embriaguez e perda dos sentidos. Também é recomendado se alimentar adequadamente, em horários fixos, para não desorganizar o relógio biológico.

Foto: Caminhoneiros do Trecho

“Se você imaginar que a bebida deprime o sistema nervoso central, deprime a capacidade de atenção e de concentração, o sono faz exatamente a mesma coisa, e a gente realmente não tem como fazer uma gestão disso, quer dizer, eu consigo controlar o movimento do meu braço, agora o sono, isso realmente não tem como controlar”, explicou Souto.

Fonte: G1 São Carlos Araraguara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *