Movimentação de cargas por Paranaguá cresce acima da média nacional

A movimentação do Porto de Paranaguá cresceu cinco vezes mais do que a média dos portos brasileiros no primeiro quadrimestre deste ano, segundo dados da Secretaria de Portos da Presidência da República. Enquanto a movimentação portuária brasileira cresceu 2,4 por cento no período, as importações e exportações de Paranaguá aumentaram mais de 16 por cento.Entre os principais portos do Brasil, aqueles com mais de cinco milhões de toneladas movimentadas de janeiro a abril deste ano, Paranaguá foi o que teve o maior salto de movimentação em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano já foram mais de 14 milhões de toneladas movimentadas. Para o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o desempenho operacional acima da média é fruto dos investimentos feitos nos últimos cinco anos, para melhorar a infraestrutura e logística do Porto de Paranaguá.

De janeiro a março, Paranaguá apresentou crescimento de 38 por cento nas exportações de granéis sólidos, marca três vezes superior da média nacional. De acordo com o diretor-presidente da Appa, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, o produtor hoje vê o Porto de Paranaguá como uma opção mais eficiente para atender o escoamento da produção.

No começo do ano, o Ipardes, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, com base nos números da Secretaria de Comércio Exterior, apontou que a movimentação de cargas por Paranaguá de produtos vindos de outros estados cresceu. Nos primeiros meses de 2016, o porto conseguiu atrair mais cargas de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Colaboração: NTC & Logistica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.