Hidrovia Tietê/Paraná volta a funcionar após 20 meses fechada

Após 20 meses fechada, a Hidrovia Tietê-Paraná terá a navegabilidade retomada nesta sexta-feira (11), às 10h, com a saída de um carregamento do Porto de São Simão, na Região Sul de Goiás.

A hidrovia com 2,4 quilômetros de extensão, administrada pelo Governo de São Paulo, contribui no escoamento de grãos produzidos na Região Centro-Oeste, já que a cada comboio que passa pelos rios, o tráfego de 180 caminhões pode ser evitado nas estradas.

A navegação no local foi interrompida em maio de 2014, devido ao baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas Três Irmãos e Ilha Solteira, além da forte seca na Região Sudeste do Brasil. A suspensão atingiu o transporte de soja, milho, celulosa e madeira.

De acordo com o governo de Goiás, o governador Marconi Perillo e o secretário do Meio Ambiente, Vilmar Rocha, lutaram pela reabertura da hidrovia e participaram de diversas reuniões sobre o assunto.

As chuvas na Região Sudeste possibilitaram a reabertura da hidrovia, além de operações para a transferência de água dos reservatórios localizados a montante de Três Irmãos e Ilha Solteira, bem como um entendimento dos governos de São Paulo, Goiás e Distrito Federal sobre a importância da via para diminuir os custos e aumentar a competitividade dos produtos nacionais.

Fonte: Diário de Góias

Foto:Caminhoneiros do trecho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *